Veja o que é certificado digital para empresas e seus tipos

A transformação digital foi um grande passo para que as empresas pudessem se modernizar e conseguirem entrar na nova era das organizações, nas quais a tecnologia é uma das grandes aliadas dos gestores.

Além de agilidade, celeridade nos processos, entre outros benefícios, as novas tecnologias permitem que você consiga garantir maior segurança nas suas transações. E uma dessas possibilidades é a obtenção do certificado digital para empresas.

Continue lendo e tire suas dúvidas sobre esse tema!

O que é o certificado digital para empresas?

O certificado serve para identificar as pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, em suas transações online. Ele atua como uma espécie de assinatura, que poderá ser incorporada na emissão de notas fiscais, por exemplo.

Ele é um documento oficial online, sendo utilizado como comprovante de identidade para a outra parte em uma transação comercial. Pode ser utilizada por empresas, pessoas físicas e sites.

É possível encontrá-lo em dois formatos: A1 e A3, tal como veremos a seguir.

  • A1: é o certificado que funciona em um dispositivo. É uma espécie de software que pode ser utilizado em suas máquinas (computador, notebook, smartphone, entre outros).
  • A3: normalmente ele é armazenado em um dispositivo criptográfico (um chip ou um cartão, que ao ser inserido na porta USB, apresenta o certificado).

A validade da maioria dos certificados digitais costuma ser de até três anos.

Quais os principais tipos de certificados para empesas?

Há diversos tipos de certificados digitais que podem ser incorporados pela sua empresa. Porém, há dois que são os mais utilizados no ambiente organizacional, pois estão envolvidos em, basicamente, todas as transações comerciais realizadas: o e-CPF e o e-CNPJ. Saiba mais sobre a finalidade de cada um deles a seguir.

e-CPF

O e-CPF permite que a pessoa física consiga realizar uma série de ações online de forma segura, precisa e com confiança da outra parte. Ele é utilizado, por exemplo, para assinatura de contratos, procurações, entre outras ações.

Outra possibilidade é que sirva para acessar o site da Receita Federal e conseguir resolver problemas e questões que possam estar pendentes no sistema.Funciona como uma espécie de versão digital do tradicional CPF, confirmando a identidade do emissor.

e-CNPJ

O e-CNPJ é o certificado que permite que um responsável assine pela empresa (ou pelo MEI), de forma a facilitar a transmissão de informações junto aos órgãos oficiais de fiscalização, bem como para cumprir obrigações legais (temos como exemplo o INSS e a Receita Federal). Ele atesta que o funcionário está, de fato, falando por uma empresa.

Nesse caso, para evitar problemas, é fundamental que a pessoa responsável pelo e-CNPJ seja a mesma que anteriormente tinha responsabilidade pelo documento físico.

Por que o certificado digital é importante para as empresas?

Muitas transações digitais necessitam de um certificado digital para serem realizadas, como uma forma de garantir a autenticidade das partes envolvidas no processo. Essa confiança não deve ser obtida apenas sobre o cliente — na verdade, é fundamental que ela seja proporcionada também pela empresa prestadora do serviço.

Assim, sua empresa consegue provar sua identidade, principalmente perante os órgãos oficiais. Além disso, é possível oferecer proteção de dados para as trocas de informações em ambiente online, evitando roubos e violações.

Para obter um certificado digital e saber como operá-lo, é fundamental contar com uma empresa de contabilidade que saiba lidar com essas questões de forma inteligente, eficaz e com menor chance de erros.

Se gostou do conteúdo sobre certificado digital para empresas, que tal entender melhor como escolher um escritório de contabilidade 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.