Sua empresa está crescendo? Saiba porque contratar um contador!

Fazer uma empresa dar certo demanda muito esforço. Todos os funcionários são importantes, independente das funções que possuam. Mas tem uma pessoa que nem sempre está no mesmo espaço de trabalho e é fundamental para o sucesso do negócio. Já sabe quem é? Contratar um contador especialista e de confiança pode definir o futuro da sua empresa.

Lidar com toda a burocracia, leis e órgãos demanda muito tempo de uma pessoa. Por isso, o gestor precisa ser estratégico ao contratar alguém para desempenhar esse papel. E não basta ter somente tempo: é preciso ter conhecimento do que fazer para abrir, manter e fechar uma empresa.

Pensando no desempenho fundamental que o contador exerce na sua empresa, separamos algumas informações importantes que você precisa conhecer. Acompanhe!

Qual a função do contador?

Esse profissional é habilitado para lidar com a parte legal, tributária e financeira das empresas. Contratar um contador que tenha expertise e visão ampla possibilita não só que a parte técnica seja resolvida, mas que um o crescimento da do negócio aconteça com direcionamento.

Ao contador cabe o registro, organização, demonstrativos e análises do patrimônio de uma empresa. O cálculo dos tributos (impostos ou taxas) é fundamental para que os mesmos sejam recolhidos pelos Municípios, Estados e União. Todas essas ações impactam na atuação da empresa e interferem em seus resultados.

Uma responsabilidade grande que o contador possui é assumir o controle da folha de pagamento da empresa. Por lidar diretamente com a remuneração dos funcionários, o contador precisa estar atento aos direitos trabalhistas, bem como estar em contato com o gestor para saber se todos os deveres estão sendo cumpridos.

Qual a importância de contratar um contador?

Cabe ao contador ter atenção quanto à fiscalização dos órgãos competentes. É preciso estar em dia com a Receita Federal e ter todos os documentos disponíveis, e com fácil acesso, para o caso de uma visita ou inspeção na empresa.

O contador é um profissional que tem conhecimento aprofundado para fazer a organização da área financeira de um empreendimento. Ele pode trabalhar junto aos sócios e gestores na parte ligada ao planejamento tributário e fiscal, bem como em planos financeiros.

As ferramentas de gestão financeira, como o DRE (Demonstrativo de Resultados de Exercício) e Balanço Patrimonial, precisam ser atualizadas periodicamente. Avalie se, ao contratar um contador, ele poderá não somente entregar esses documentos, mas analisá-los e dar direcionamentos.

Como facilitar o trabalho do contador?

Facilite o acesso do contador aos dados da empresa: se você optar por utilizar um software de gestão, crie um usuário próprio para esse profissional. Caso seu controle ainda seja manual, verifique a quantidade de dias necessários que o contador precisa para realizar as atividades. Dessa forma, você não perderá nenhum prazo.

O desempenho da sua empresa vai além das vendas realizadas ou clientes atendidos. A parte que geralmente é deixada de lado, por ser mais complexa, como é o caso da área tributária e financeira, é uma das bases que sustentam o negócio.

Precisa contratar um contador para potencializar seu negócio? A gente te ajuda! Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.