Como renovar o certificado digital? Confira aqui o passo a passo completo

Diferentemente do que ocorre com alguns documentos, como o CNPJ, é necessário renovar certificado digital em um período específico de tempo. Essa é uma maneira de manter as informações atualizadas e garantir a segurança proporcionada por essa tecnologia nos processos de assinatura.

Já vamos adiantando, a validade é variada, pois depende do tipo de certificado. Porém, o mais importante nesse momento é ter conhecimento da existência de uma data de expiração. Assim, é possível evitar contratempos e ter sempre disponível uma ferramenta digital facilitadora.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre o certificado digital, principalmente em relação ao processo de renovação dessa ferramenta. Boa leitura!

Como verificar o prazo de validade do certificado digital?

Antes de renovar esse documento, você precisa saber quando é necessário realizar essa ação, certo? Mas como é possível verificar o prazo de validade do certificado digital? Apesar de o acesso depender do software utilizado pela empresa contratada para emiti-lo, os passos são basicamente os mesmos.

Depois do acesso com login e senha, em uma página do navegador de internet ou em um software específico, na aba “gerenciar certificados” ou “informações”, dependendo da Autoridade Certificadora (AC), você poderá encontrar os dados referentes à data de validade.

Quanto tempo demora para renovar?

Como mostramos, os períodos de validade podem variar de acordo com o tipo de certificado. Entre os mais comuns estão o A1, que é um software instalado e deve ser renovado a cada um ano, e o A3, que é armazenado em dispositivos móveis, como o token e o cartão eletrônico, tendo a validade de três a cinco anos.

Uma diferença está na utilização desses certificados, pois o A1 pode ser instalado em vários computadores, enquanto o A3 é usado em apenas um dispositivo por vez. Lembrando que a classificação é uma referência para o seu formato, mas também marca essas outras singularidades.

Quais são os passos para renovar certificado digital?

Depois de verificada a necessidade de renovação por causa do vencimento da data de validade, é o momento de acessar o sistema e renovar o certificado digital. Para isso, basta acessar o software em seu computador a partir do login e da senha específicos. Depois, busque a aba “configurações”, em que você encontrará um local para “editar”.

O processo é simples, pois é apenas uma atualização dos dados e uma nova emissão do certificado digital. É importante reforçar que, para pessoas jurídicas, não é possível fazer tudo pela internet, já que é solicitada a apresentação de documentos e a validação presencial diante da Autoridade Certificadora.

Quem pode renovar certificado digital?

Pessoas físicas ou jurídicas que querem manter o seu certificado digital em dia devem agendar uma data e um horário na Autoridade de Registro (AR) informada pela AC, que é a instituição responsável pela validação dos dados da solicitação.

A antecedência mínima recomendada para a solicitação da renovação do certificado digital é de 45 dias, minimizando os riscos de você ficar sem a sua assinatura eletrônica durante o processo de atualização.

Como mostramos, a validade do certificado digital depende do tipo de ferramenta que mais atende as suas necessidades. Desse modo, é importante manter a atenção quanto a esse prazo para renová-lo com antecedência e evitar ficar sem esse recurso, já que ele é um meio de agilizar os processos diários de pessoas jurídicas e físicas.

Gostou de saber como renovar certificado digital? Quer receber mais informações relevantes como essa? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.