O que é planejamento tributário e por que ele é indispensável?

Uma complexa e alta carga tributária é a realidade de quem quer tocar uma empresa no Brasil. Os pequenos negócios vivem, por sua vez, em desvantagem nesse campo pois, proporcionalmente falando, eles lidam com o pagamento de mais impostos. Um componente de gestão que pode ajudar a diminuir muitos problemas dessa natureza é o planejamento tributário.

Com apoio profissional especializado, o planejamento tributário pode ser um poderoso instrumento de gestão para manter a organização dos impostos, ajudando a empresa a prever riscos e alcançar melhores resultados.

Por isso, neste post, você verá do que se trata esse instrumento e como ele pode ajudar a prevenir muitos dos problemas tributários enfrentados pelas empresas. Confira!

O que é planejamento tributário?

Se trata de um plano estratégico para gerir, de forma organizada e legal, o pagamento de impostos. Para tanto, o gestor contábil estuda formas de mitigar a carga tributária da empresa, propõe melhorias no armazenamento de documentos, organização de datas importantes para o recolhimento e outras mais.

O principal objetivo das ações tomadas no planejamento tributário é reduzir gastos com o pagamento de impostos, proporcionando maior economia fiscal e redução de custos.

Para que serve o planejamento tributário?

De maneira geral, você já viu que o planejamento tributário ajuda a organizar o pagamento de impostos e reduzir os gastos das empresas com esse importante aspecto. Contudo, a maneira que isso acontecerá é algo que você verá nos próximos tópicos.

Ajuda a escolher melhor o regime tributário

Quando a empresa não está enquadrada no regime tributário correto, ela pode pagar mais impostos do que deveria, ou deixar de contribuir com outros. Ao elaborar um planejamento tributário, você terá a chance de escolher o que melhor se adequa ao seu modelo de negócios.

Previne erros fiscais

Seja por desatenção, ou falta de familiaridade com a legislação, os pequenos empresários cometem muitos erros que comprometem o pagamento de impostos, tais como:

  • erros de cálculo dos tributos;
  • atraso no pagamento por esquecerem as datas;
  • erros na emissão e registro de notas fiscais;
  • falta de controle de estoque;
  • atraso na entrega de declarações, como Escrituração Fiscal Digital etc.

Com o planejamento tributário, esses deslizes são facilmente evitados. Com ele é possível prever e antecipar ações a serem tomadas antes e durante o período de recolhimento.

Diminui custos da empresa

Já vimos que esse é o principal objetivo do planejamento tributário não é mesmo. Porém, como é possível diminuir custos com ele?

As ações do planejamento tributário como um todo vão trabalhar em conjunto para uma redução de custos geral, alguns exemplos de como isso é possível são:

  • a elaboração de uma agenda com cronograma para pagamento de impostos, que contribui para evitar atrasos e, consequentemente, juros e multas;
  • a adequação do regime tributário da empresa, que ajuda a reduzir o número de impostos devidos — também conhecida como elisão fiscal.

Como é feito o planejamento tributário?

É possível que a leitura deste post até aqui tenha despertado você para a necessidade de melhorar a área tributária da sua empresa. A forma como seu planejamento será feito dependerá de quão complexa é a atividade que ela exerce — quanto maior sua companhia for, mais trabalhoso o processo será.

Por isso, é válido contratar uma empresa especializada que possa realizá-lo da melhor forma possível, analisando as condições do seu empreendimento. Feito isso, um contador se sentará com você para ficar a par da situação e discutir sobre as primeiras ações do seu planejamento tributário. O primeiro ponto é saber se ela está no regime adequado.

Aqui na Proinix Contabilidade nós oferecemos esse serviço e temos os melhores profissionais disponíveis. Se deseja melhorar sua gestão tributária, entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.