Saiba aqui qual o momento certo para mudar de contador!

Mudar de contador pode ser uma grande dor de cabeça para muitos empresários brasileiros. Entretanto, em alguns casos, esse procedimento é necessário para garantir que todas as necessidades contábeis do seu empreendimento sejam atendidas da melhor forma possível.

Por isso, além de saber o momento ideal de fazer essa troca, é fundamental que você também entenda como ela deve ocorrer para minimizar quaisquer possíveis problemas que venham a acontecer.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos como funciona esse procedimento e os passos que você deve seguir caso ele seja necessário.

Como identificar o momento certo para mudar de contador?

O momento certo para mudar de contador deve ser avaliado com alguns cuidados. Entretanto, existem algumas atitudes do seu profissional que deixam clara essa necessidade. Destacaremos as principais.

Erros frequentes nas documentações

Um dos detalhes que podem ser observados é se o seu contador erra na hora de enviar documentos para a sua empresa. Erros em coisas simples como datas e algumas nomenclaturas geralmente não trazem muitos problemas para o negócio, mas demonstram certa falta de cuidado do profissional.

Perda de prazos

A perda de prazos é outro sinal claro e muito clássico de que a sua empresa precisa de um novo profissional da área contábil. Perder prazos de envio de obrigações pode causar uma série de danos financeiros ao seu negócio.

Cobranças adicionais

Também é importante ficar atento às cobranças adicionais. Alguns serviços já devem estar incluídos no seu escopo de contrato e a possibilidade de cobrar por eles precisa ser prevista no mesmo documento.

Quais passos e cuidados devem ser observados?

Agora, mostraremos como você pode mudar de contabilidade de forma adequada, observando alguns passos principais e cuidados essenciais. O primeiro deles é ler bem o contrato para não ser pego de surpresa no futuro.

Outro ponto que você precisa analisar é o atendimento oferecido e a estrutura física do escritório contábil que pretende contratar. Por fim, também é fundamental avaliar a experiência dos profissionais, assunto que será abordado no próximo tópico.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Para mudar o contador do seu negócio, é crucial que você conte com o apoio de uma empresa de contabilidade especializada, como a Proinix, que já atua nesse mercado desde 2009 atendendo a empresas do primeiro, segundo e terceiro setor.

Entre os principais benefícios que a Proinix oferece, podemos destacar o planejamento de ações particulares para cada segmento, especialmente no momento de mudança de escritório de contabilidade. Isso nos permite atender às demandas especiais da sua empresa.

Assim, quando se torna cliente da Proinix, ela obtém todos os benefícios oriundos dos serviços prestados nas áreas fiscal, contábil e societária, que são executados por profissionais altamente qualificados e acostumados a lidar com diversos tipos de empreendimentos.

Como você percebeu, contar com a ajuda especializada de uma empresa experiente pode fazer toda a diferença na hora de mudar de contador. Assim, o seu negócio não terá os problemas e dificuldades que a maioria dos outros enfrenta quando é preciso fazer esse tipo de alteração.

Quer saber mais sobre como o processo funciona? Então, entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atender você e ouvir suas necessidades.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.