Escritório de contabilidade para Imposto de Renda: 5 motivos para contratar um

Você já parou para pensar nos vários motivos pelos quais você deve contratar um escritório de contabilidade para auxiliar na declaração do Imposto de Renda? Com as facilidades tecnológicas, ficou mais comum que empresários e pessoas físicas façam suas próprias declarações, porém, muitas vezes, isso acaba se tornando um prejuízo.

Não é à toa que existe uma profissão — a contabilidade — em que os profissionais são preparados para atuarem nessa época do ano. Os escritórios costumam contar com equipes específicas para esses processos. Com isso, a agilidade aumenta e as correções diminuem.

Ainda assim você não está convencido de que precisa de um escritório de contabilidade para auxiliá-lo no IR deste ano? Então, este texto é para você! Separamos alguns motivos para a contratação desse serviço. Continue a leitura! 

1. Prevenção de queda na malha fina

As dúvidas durante o processo de lançamento de dados do imposto de renda podem ser bastante prejudiciais. Isso porque a entrega de informações erradas, causadas por essa incerteza, são comuns. No entanto, é nessa hora que muitas pessoas caem na malha fina — por conta dessas falhas que poderiam ser evitadas. No modelo completo, por exemplo, um equívoco pode gerar uma multa de mais de 100% do valor do imposto calculado.

2. Segurança legal

Para atender às obrigações legais, o auxílio de um contador é essencial, pois, além da experiência, ele está capacitado para ajudá-lo tanto nas declarações simplificadas quanto nas completas. A responsabilidade nessa prestação de contas com a receita é grande, por isso o conhecimento do contador é relevante. Ele poderá guiar o contribuinte desde os documentos necessários até a finalização do cadastramento destes.

3. Conhecimento das leis tributárias

Muitas das dúvidas na hora de fazer o imposto de renda estão relacionadas ao cumprimento das leis tributárias. Com a colaboração do escritório de contabilidade para a declaração do IR para pessoas físicas e jurídicas, você contará com especialistas preparados para sanar dúvidas a esse respeito.

4. Diminuição de erros comuns

Como vimos, alguns erros são comuns e podem ser evitados. Os especialistas precisam manter a atenção e fazer todas as conferências necessárias antes de enviar uma declaração, já que são responsáveis pelas informações fornecidas de terceiros. Com isso, os erros mais comuns, assim como os erros complexos que levam à malha fina, diminuem consideravelmente.

5. Esclarecimento de dúvidas

Imagine que você está fazendo suas declarações por conta própria há alguns anos e de repente descobre que caiu na malha fina. Essa é uma situação consequente da falta de informação. Por esse motivo, o contador é essencial mesmo quando você precisa tirar uma dúvida simples, pois a experiência dele na área garante um amplo conhecimento.

Agora que você viu que a contratação desse serviço pode evitar muitos problemas, saiba que, antes de escolher o escritório de contabilidade para fazer o imposto de renda, seja de pessoa jurídica ou física, também é importante considerar algumas características, como:

  • a presença de profissionais especializados no assunto;
  • a inscrição do contador no CRC (Conselho Regional de Contabilidade);
  • as referências quanto ao atendimento e à prestação de serviços do escritório.

Ao considerar os pontos levantados neste artigo, fica mais fácil entender os motivos para você contratar um escritório de contabilidade para imposto de renda. 

Quer saber como podemos ajudá-lo? Entre em contato conosco!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.