Escritório de contabilidade: contratar ou fazer por conta própria?

A abertura de um negócio é um processo que implica uma série de decisões, como o enquadramento tributário mais apropriado, além do cumprimento de diversas obrigações acessórias e tantos outros procedimentos burocráticos.

Ainda assim, muitos empreendedores hesitam em contar com a assessoria de um escritório de contabilidade. Contudo, essa decisão pode comprometer o crescimento, bem como a sobrevivência da empresa.

Neste post apresentamos o resultado prático de cada uma das opções: contratar um escritório de contabilidade ou arriscar fazer por conta própria. Acompanhe!

Qual a importância da contabilidade para a empresa?

A contabilidade é uma ferramenta fundamental para a gestão de qualquer negócio. Sua função vai muito além do que simplesmente calcular impostos ou atender à legislação.

Quando realizada de maneira adequada e profissional, ela permite um crescimento sustentável da companhia, pois fornece subsídios para a tomada de decisões do empreendedor.

Por meio dela é possível realizar uma avaliação da situação patrimonial do empreendimento, planejar atividades, prognosticar tendências etc. Os processos contábeis orientam as pequenas e médias empresas na administração correta das finanças em função do recolhimento de impostos.

Como funciona a contabilidade por conta própria?

Todas as empresas — independentemente do porte — devem manter a contabilidade em ordem para permanecerem em conformidade com o Fisco e seguirem competitivas no mercado.

No entanto, nem sempre os pequenos e médios empresários dão a devida atenção a essa área, principalmente por possuírem um quadro reduzido de funcionários.

Assim, tentam fazer a contabilidade por conta própria, por isso os erros são cada vez mais comuns e podem até acarretar em prejuízos irreversíveis.

A área contábil trata de inúmeras questões referentes ao patrimônio, tais como:

  • classificação de lançamentos;
  • emissão e análise de relatórios;
  • cálculo de impostos;
  • envio de declarações;
  • cálculo da folha de pagamento;
  • legalização (abertura, registro em órgãos, aquisição de alvarás e licenças) entre outros.

Tudo isso demanda tempo, profissionais especializados e experientes. Tentar resolver essas questões sem os devidos conhecimentos técnicos é um risco muito grande, além de desperdício de tempo e recursos que devem ser empregados em atividades prioritárias para o desenvolvimento do seu negócio.

Como funciona a terceirização da contabilidade?

Ao contratar um escritório de contabilidade o empreendedor passa a ter acesso ao cenário completo da gestão do empreendimento.

Uma assessoria contábil de qualidade, que dispõe de profissionais qualificados, consegue fornecer importantes informações sobre o patrimônio, estoques, custos, faturamento, investimentos etc.

Essa amplitude é fundamental para contornar rapidamente possíveis dificuldades financeiras, evitando que elas comprometam o desempenho do negócio.

Isso porque a contabilidade bem executada permite um monitoramento mais preciso das entradas e saídas dos recursos financeiros, fornecendo dados confiáveis para elaboração dos demonstrativos contábeis.

Além disso, o contador é o profissional que tem o conhecimento necessário para realizar um controle mais rigoroso dos impostos. Dessa forma, a empresa permanece em dia com suas obrigações fiscais, ficando livre de multas, juros e sanções em razão de atrasos.

Como escolher um escritório de contabilidade idôneo?

Para fazer a escolha certa e não ter “dores de cabeça” com a contratação de um escritório de contabilidade é imprescindível realizar uma pesquisa de mercado e buscar referências com outros empreendedores.

Também é importante consultar a situação cadastral do escritório junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a fim de confirmar a sua autorização para exercer a atividade.

Avalie como será o relacionamento com a assessoria, ou seja, como se dará a entrega dos documentos e demais informações para serem analisados e contabilizados, a apresentação de relatórios, os prazos etc.

Analise o contrato com calma e confira todas as cláusulas que dizem respeito aos deveres, direitos, prazos e valores de cada parte.

É interessante optar por empresas que trabalhem por nicho — PMEs, por exemplo —, assim a parceria é mais vantajosa, já que a atuação é voltada para as necessidades dos pequenos empreendedores.

Por fim, poder contar com a experiência de um escritório de contabilidade para controlar as movimentações e obrigatoriedades fiscais deixará você livre para focar o desenvolvimento e a lucratividade do seu negócio.

Percebeu a importância da terceirização da contabilidade? Quer mais detalhes sobre os serviços de uma assessoria contábil? Entre em contato conosco! Teremos o prazer em atendê-lo para esclarecer suas dúvidas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.