Entenda como calcular custos e despesas de uma empresa

Entender e saber como calcular custos e despesas de uma empresa é fundamental para obter melhores resultados e alcançar níveis satisfatórios de eficiência operacional.

Por descuido ou desconhecimento, muitos empreendedores acabam comprometendo a competitividade dos negócios por não estabelecerem preços justos aos serviços e/ou produtos, ou seja, não repassarem os preços aos clientes de forma correta.

No artigo de hoje, explicamos como calcular custos e despesas de uma empresa e como diferenciá-los das demais contas da organização. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso post!

O que é custo?

Custo é todo valor que a empresa gasta para a execução de suas atividades-fim, ou seja, sem esse tipo de gasto não há operação. Aqui podemos citar como custo a aquisição de produtos para estoque, a compra de equipamentos para a prestação de determinado serviço etc.

Assim, podemos definir como custo todo valor empregado para que determinado produto e/ou serviço possa ser produzido e/ou prestado. Sem esse investimento, é inviável dar continuidade aos negócios.

Para aumentar o potencial produtivo da organização é necessário, via de regra, aumentar o custo da empresa.

Dependendo da utilização, os custos podem ser classificados como direto e indireto. Saiba as diferenças abaixo.

Custos diretos

Os custos diretos estão relacionados à formação do preço dos produtos e/ou serviços. Nesse cálculo estão incluídos a matéria-prima, a confecção da embalagem e o valor da mão de obra para a criação do produto ou para a realização do serviço.

Custos indiretos

Já os custos diretos estão relacionados ao suporte para a elaboração dos produtos e/ou serviços ofertados. Para calcular custos e despesas de uma empresa é fundamental saber quais itens entram nessa categoria, por exemplo, energia elétrica, manutenção, limpeza e demais itens relacionados à produtividade das operações.

O que é despesa?

As despesas, diferentemente dos custos, estão voltadas ao suporte das atividades que mantêm a empresa em funcionamento. Ou seja, não estão ligadas à produção da mercadoria comercializada ou à prestação do serviço oferecido.

Geralmente, são considerados despesas os valores aplicados nos setores de administração, recursos humanos e marketing, por exemplo.

Assim, quando o dinheiro é gasto com atividades que não estejam enquadradas diretamente com a área produtiva, podemos dizer que são despesas, enquanto os recursos utilizados para a aquisição de matéria-prima e para o pagamento de mão de obra relacionados à produção são custos.

As despesas têm duas linhas de classificação. Veja a seguir.

Despesas fixas

São os gastos que não variam com o que foi produzido, ou seja, são fixos. Entram nesse cálculo as despesas com aluguel e materiais administrativos, por exemplo.

Despesas variáveis

Já as despesas variáveis são aquelas que variam conforme o que foi produzido. Por exemplo: comissão de vendedores — assim, quanto mais produtos forem comercializados, maior será a despesa relacionada ao pagamento desses funcionários.

Como calcular custos e despesas de uma empresa?

Saber diferenciar e calcular custos e despesas de uma empresa é fundamental para avaliar, com exatidão, a composição financeira dos negócios e a construção do preço final dos produtos e/ou serviços.

Para a realização desse cálculo com eficiência é preciso:

  • identificar e separar quais são os custos e despesas, de modo a analisar quais podem ser reduzidos ou eliminados;
  • manter as informações atualizadas e automatizadas, facilitando o processo de análise e tomada de decisão;
  • calcular a margem de contribuição, de modo a conhecer o valor da venda de cada um dos produtos e o quanto esses correspondem às despesas estruturais e à formação do lucro.

Em suma, calcular custos e despesas de uma empresa, de forma correta e adequada, possibilita a compreensão de eventuais cortes na produção e a otimização dos recursos.

Gostou deste conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.