Preciso de quais documentos para abrir um CNPJ? Saiba aqui!

Assim como o CPF é uma forma de identificar a pessoa física, o CNPJ é o Cadastro de Pessoa Jurídica, ou seja, ele representa a maneira como a sua empresa é identificada perante os órgãos públicos, como a Receita Federal. Nesse sentido, você sabe quais são os documentos para abrir um CNPJ? Quando esse registro é necessário? Qual é o enquadramento do seu negócio?

A legalização de uma empresa é essencial para garantir mais que a confiabilidade de seus clientes, pois também possibilita a aquisição de créditos financeiros em bancos, entre outros benefícios. Com a criação do CNPJ para MEI, por exemplo, o Microempreendedor Individual com a identificação paga menos impostos, além de ter seu estabelecimento ou serviço legalizado.

Neste post, vamos descrever os passos para abrir um CNPJ — tanto para as pequenas e médias empresas quanto para as grandes organizações. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Entenda a importância da abertura de um CNPJ

Como vimos, o CNPJ é o primeiro passo para evitar a informalidade de um negócio, até mesmo para os serviços de freelancer ou vendas pela internet. Em outras palavras, é uma das primeiras etapas para a abertura de uma empresa. Consequentemente, a empresa cresce, entre outras vantagens, com:

  • reconhecimento no mercado;
  • aquisição de crédito bancário e abertura de conta para pessoa jurídica;
  • permissão para emitir notas fiscais;
  • relacionamento fortalecido com fornecedores e clientes.

Por meio do CNPJ, algumas informações importantes, como o nome da empresa, o endereço e o tipo de serviços prestados, estão disponíveis em um único documento. Sem ele, é como se o seu negócio não existisse, o que pode culminar em multas e processos administrativos. 

Conheça os passos para ter um CNPJ

Existem 4 modelos de regimes tributários no Brasil: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Para todos eles, é necessário um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, a partir da definição do seu modelo de negócio, é possível enquadrar seu empreendimento em um desses regimes. 

Veja os principais passos para acertar na hora de separar os documentos para abrir um CNPJ.

Procure um profissional

Os contadores são os profissionais capacitados para orientar e fazer os registros de CNPJ para todos os tipos de empresas. Mesmo com as facilidades digitais, principalmente no caso do MEI, é importante buscar a orientação de uma contabilidade de confiança.

Defina sua atividade

Junto ao contador, você verificará em qual regime tributário seu negócio se encaixa. A partir daí, as atividades devem ser definidas de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) — uma lista que traz as possíveis atividades prestadas.

Determine a natureza jurídica

Outra escolha essencial para manter a legalidade de um negócio é a natureza jurídica. São inúmeras as opções e o contador é a pessoa preparada para indicar o regime jurídico em que a sua empresa se enquadra.

Saiba quais são os documentos para abrir um CNPJ

Entre os documentos para abrir um CNPJ estão a identidade dos sócios, o contrato social e o comprovante de endereço do local onde será a empresa. Contudo, eles podem variar dentro dos enquadramentos citados durante este artigo. Vejamos os principais deles:

  • Microempreendedor Individual (MEI): dados do CPF, do título de eleitor e da última declaração de imposto de renda;
  • Sociedade Anônima Limitada (LTDA): necessário o contrato social registrado no RCPJ (Registro Civil das Pessoas Jurídicas);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): registro no RCPJ ou na Junta Comercial do ato de constituição da empresa.

Esses são os papéis usualmente solicitados no momento da inscrição nos modelos mais comuns de negócio. Além desses documentos para abrir um CNPJ, podem ser necessários outros dados dos sócios, um capital social e, em alguns casos, um contador responsável.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Ainda ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário neste post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.