Descubra quais são as principais dicas para abrir uma empresa!

Empreender nunca foi uma tarefa simples e se torna cada vez mais desafiadora. Com um mercado de alta concorrência e mudanças profundas e constantes, é preciso construir organizações capazes de se adaptar de forma ágil e consistente. Sendo assim, veja as dicas para abrir uma empresa que vamos destacar no decorrer deste artigo.

Há despesas indiretas que pesam no bolso do empresário, como aluguel, reforma do ponto comercial e contador. Elas são suportadas pelo empresário antes mesmo de iniciar suas atividades e, na correria que é abrir um empreendimento, erros iniciais podem acontecer. 

Em alguns momentos, eles são inevitáveis, mas você pode impedir os mais graves que comprometem o desempenho do empreendimento. A seguir, listamos as ações que devem ser realizadas e as falhas mais comuns que podem ser evitadas. Confira!

Analise a viabilidade da ideia

É o processo que vai identificar seu público-alvo, os potenciais fornecedores e as práticas de mercado da concorrência. A pesquisa de mercado permite conhecer o perfil dos clientes, sua condição social e econômica, suas preferências e expectativas. Também é nessa etapa que o empreendedor entende melhor o comportamento dos seus concorrentes e pode buscar diferenciais que agreguem valor ao seu produto ou serviço.

Defina o capital inicial

O capital tem como referência os recursos principais para dar início às atividades, incluindo a aquisição de máquinas, equipamentos, mercadorias e móveis. Reter o capital de giro para os gastos dos primeiros meses é uma estratégia para evitar problemas de caixa.

Conheça os custos do negócio

Empreendedores iniciantes não enxergam as despesas que surgem no decorrer de suas atividades. Gastos como FGTS, Previdência Social e décimo terceiro de funcionários devem ser considerados na hora da contratação. Por isso, é recomendável criar um fundo de reserva.

Um importante custo a considerar é a carga tributária que incide sobre o negócio. Lembre-se de que pequenos empresários são beneficiados pelo Simples Nacional.

Conheça os erros que você não deve cometer na abertura de uma empresa

Os erros cometidos na etapa inicial do empreendimento podem ser determinantes para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, veja aqui algumas práticas que você deve evitar na abertura de um negócio.

Não ter um planejamento e desconhecer o seu público

O empresário na direção de um negócio precisa se planejar e conhecer o seu público-alvo. Esses são alguns dos primeiros passos de quem pretende tornar-se um empreendedor. Saiba, por exemplo: onde abrir um self-service? Como deve ser a publicidade para atingir o público ideal? Como não depender somente de um fornecedor? 

Não pesquisar a concorrência

Ao oferecer um produto ou serviço, é inevitável estudar seus competidores a fundo. Por isso, conheça em detalhes os pontos fortes e fracos, veja se há um eficiente pós-venda, o tempo gasto para entregar o produto, como funcionam suas estratégias de propaganda, como atuam no mercado ou se preparam para lançar inovações.

Não apresentar um diferencial para o seu produto ou serviço

Para se sobressair diante da sua concorrência, é necessário ter um diferencial. Não precisa alterar os preços, basta incluir outros fatores que tragam valor: pós-venda eficiente, entrega no prazo, funcionários capacitados, programa de fidelidade e SAC para sanar as dúvidas dos clientes.

Ignorar o planejamento financeiro

Na ansiedade de vender e ganhar mercado, muitos empreendedores deixam o planejamento financeiro de lado. É um erro gravíssimo, porque o desconhecimento dos valores que recebe e gasta compromete o fluxo de caixa do seu negócio e converte possíveis lucros em prejuízos.

Portanto, a gestão financeira deve ser uma prioridade em sua organização. Tenha um controle rígido e detalhado das despesas, receitas, taxas e tributos. Além disso, faça previsões de receitas futuras, investimentos e lucro líquido. Elabore projeções para um contexto otimista e também para um pessimista.

Não existe uma receita única na hora de empreender, mas essas dicas para abrir uma empresa são seguidas pela maioria dos negócios que se destacam no mercado. Você quer empreender para dar certo, então, vale a pena considerá-las e colocá-las em prática!

Gostou das nossas dicas para abrir uma empresa? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar você!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.