Descubra as vantagens da terceirização de serviços contábeis

A terceirização de serviços contábeis surgiu como uma luz no fim do túnel para os empresários que precisam de auxílio nessa área. São inúmeras as vantagens que um escritório de contabilidade pode oferecer para sua companhia.

Entra elas, podemos citar redução de custos, segurança jurídica e aumento da produtividade. Conforme a demanda e o tipo do seu negocio, no entanto, é possível usufruir de serviços mais abrangentes.

Para que você entenda melhor sobre as vantagens que estamos falando, elaboramos um conteúdo que explicará como a terceirização contábil pode ser extremamente útil para as empresas. Ficou interessado? Então, acompanhe!

Como funciona a terceirização de serviços contábeis?

Você, na posição de empresário, consegue realizar durante seu dia todas as atividades que seu negócio exige e ainda arruma tempo para analisar todos os quesitos que rodeiam o cenário contábil da sua empresa? Provavelmente não.

E ainda que possua disponibilidade para administrar todos os setores do seu empreendimento, será que consegue manter a conformidade contábil, evitando penalidades (juros, multas e fiscalizações)?

Consolidada no mercado há algum tempo, a terceirização de serviços contábeis é uma solução pertinente para o administrador inexperiente ou para aquele que não tem tempo nem paciência para lidar com todas as questões burocráticas que abrangem essa esfera.

O principal ofício da terceirização é estruturar toda parte fiscal e contábil do seu negócio, assim como averiguar o cumprimento de algumas operações obrigatórias, como:

  • utilização da legislação atual;
  • transmissão de declarações aos órgãos responsáveis;
  • acompanhamento do faturamento;
  • apuração dos impostos conforme a atividade exercida;
  • registros de atos e fatos patrimoniais;
  • lançamentos de documentos para fins de balanço.

Esses são apenas alguns serviços da contabilidade terceirizada dos quais sua empresa pode usufruir.

Quais são os principais benefícios da terceirização?

Redução de custos

Todas as empresas necessitam de um contador, certo? Bom, você tem a opção de criar internamente um departamento contábil, mas tal ação demanda custos que podem ser até cinco vezes maiores se comparados com o serviço terceirizado.

Isso ocorre devido a inúmeros encargos trabalhistas que são cobrados pelos funcionários registrados, além, é claro, de custos comuns que setores e funcionários novos trazem, como: salários, vales para transporte e alimentação, equipamentos e estrutura adequada de trabalho.

Otimização do tempo e foco na atividade-fim da empresa

O proprietário carrega com ele alguns deveres e obrigações. Espera-se que você, como empreendedor, direcione todos os esforços em atividades fundamentais, como:

  • controle de qualidade;
  • gestão da carteira de clientes;
  • prospecção de clientes;
  • estratégia e planejamento.

A pergunta que fica é: será que você consegue realizar essas e outras tarefas de modo eficiente, uma vez que desvia sua atenção para averiguar tópicos contábeis levantados pela sua equipe interna? Inevitavelmente, uma das atividades ficará prejudicada ou incompleta, afetando, assim, o bom funcionamento da sua empresa.

Segurança jurídica

Para ser efetiva, a contabilidade deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente que esteja apto a assumir todas as responsabilidades da gestão tributária da sua empresa. Com estudos, conhecimento e análise de novas técnicas, é possível elaborar um serviço contábil eficiente.

Porém, é importante que você fique atento quanto à utilização de métodos que colocam em risco a atividade do seu negócio, como:

  • ocultação fiscal: resume-se em fraudar informações de resultados e apurações;
  • sonegação fiscal: realizar serviços para terceiros sem nota fiscal.

Essas e outras ações podem afetar juridicamente sua companhia, por isso é importante contratar uma empresa de contabilidade experiente que possa oferecer tranquilidade e segurança jurídica ao seu estabelecimento.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.