Contratação de funcionários: como identificar a hora certa?

Quando temos um negócio cuidamos dele com muito afinco e dedicação. Na maioria das vezes, ele se torna a sua vida! Mas, quando ele vai crescendo, você precisa decidir se é hora ou não de fazer a contratação de funcionários. Como saber se é o momento certo?

O seu negócio tem duas vertentes principais: aquela ligada ao lado estratégico, que define quais os rumos e metas da empresa, e a de cunho operacional — vulgo “mão na massa”. Quando as duas atividades começam a se misturar, e as operacionais se sobrepõem às estratégicas, o seu negócio pode estar dando sinais de que precisa de um reforço.

Mas como identificar os sintomas de que você não está dando conta sozinho? Separamos 4 pontos que podem te mostrar a necessidade de contratação de funcionários. Acompanhe!

Problemas no atendimento ao cliente

Deixar clientes esperando por muito tempo, a ponto de perdê-los, é um demonstrativo de que você não está 100% preparado. Um bom atendimento é motivo para a fidelização de clientes! Se você está atendendo seus consumidores rápido demais para ter mais tempo para outras atividades ou não está conseguindo proporcionar a eles a melhor experiência com seu produto ou serviço, algo está errado. Repense!

Impossibilidade de lidar com toda a demanda

Das atividades a seguir, por quais você é responsável?

  • Cuidar do pagamento e recebimento de mercadorias;
  • etiquetar e estocar produtos;
  • fazer vendas por telefone ou pessoalmente;
  • divulgar material de marketing;
  • ir ao banco;
  • fazer devolução de produtos.

Ter muitas atividades a fazer, sem definição de prioridades, pode ser um sinal de que é necessário pensar na contratação de funcionários.

Necessidade de expandir as operações

Você pensa em crescer seu negócio, mas sente que se isso acontecer perderá de vez o controle de tudo? Está realmente na hora de colocar no papel as metas da empresa e pensar na contratação de funcionários para facilitar a sua delegação de tarefas. Dessa forma, você pode ter um foco maior na estratégia e expansão das operações.

Recusa de clientes e trabalhos

Se você tem evitado atender clientes, repassando-os para seus concorrentes, é um outro sinal de que a contratação de funcionários só tem a te beneficiar. Ao não dar a atenção necessária ao consumidor e recusar atendimentos, você está permitindo que seu concorrente se destaque e mostre que é superior. Ao ter uma equipe para te acompanhar, esse problema crítico será mitigado, mas é preciso que você saiba os procedimentos legais para fazê-lo.

Procedimentos para registrar o funcionário

Após identificar os problemas e ver a viabilidade financeira para a contratação de funcionários, você precisa recrutar e selecionar aqueles que serão admitidos na sua empresa.

Todas as informações trabalhistas precisam estar registradas em livros, fichas ou sistemas. A carteira de trabalho da pessoa precisa ser assinada. Nela, constam as principais informações do seu funcionário, como:

  • nome;
  • data de nascimento;
  • filiação;
  • nacionalidade e naturalidade;
  • número de série da CT e previdência social;
  • número do PIS ou PASEP;
  • data de admissão;
  • cargo;
  • remuneração (Salário);
  • jornada de trabalho;
  • férias.

É crucial que sua empresa esteja regularizada para que você possa agir de acordo com as orientações do Ministério do Trabalho. O pagamento de multa por irregularidades é uma realidade no Brasil e você deve correr dela.

O direito do trabalhador está garantido por lei e você deve conhecê-lo quando estiver no processo de contratação de funcionários.

Agora que você viu como é importante saber a hora de contratar um funcionário, veja o quanto um contador também influenciará nos resultados da sua empresa.

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