como-calculado-inss

Você sabe como é calculado o INSS? Confira aqui!

Além das obrigações no trabalho, um colaborador precisa estar em dia com alguns pagamentos que vão garantir os seus direitos na aposentadoria, o INSS é um deles. Criado para atender as necessidades sociais, esse desconto em folha se tornou obrigatório. Por isso, saber como é calculado o INSS também é um dos direitos como contribuinte.

Contudo, essa arrecadação é destinada apenas a aposentadoria por idade? Não! Além de garantir o pagamento da pensão por tempo de contribuição e idade, a Previdência Social também pode ser acionada em outras situações, como morte, auxílio-doença, licença-maternidade, entre outros benefícios ao longo da vida.

Todo trabalhador com carteira assinada contribui automaticamente para a Previdência Social. Contudo, saber como é calculado o INSS ajuda a entender os descontos em folha de pagamento de acordo com cada modalidade. Para ajudar você com esse assunto, listamos neste post os principais tipos de aposentadoria. Confira!

Aposentadoria por tempo de contribuição

Atualmente, está determinado que mulheres que contribuíram 30 anos e homens 35, já podem se aposentar. Entretanto, existem algumas regras:

Modalidade 86/96 progressiva

Se baseia na soma do trabalhador mais o tempo de contribuição, sendo 86 anos para mulheres e 96 para homens.

Modalidade 30/05

Não se aplica a regra de idade, mas o valor pago será menor, considerando que quanto mais cedo se aposentar, menor serão os benefícios.

Proporcional

A idade mínima para se aposentar é de 48 anos para mulheres e 53 para homens, desde que a contribuição seja de 25 e 30 anos, sendo válida para trabalhadores que entraram no Regime Geral da Previdência Social.

Aposentadoria por idade

Essa modalidade é válida para mulheres com 60 anos e homens com 65. A única exigência é que tenha sido realizada até 180 contribuições, referente a 15 anos de trabalho.

Aposentadoria por invalidez

O INSS também garante o afastamento de pessoas que, por algum motivo, não conseguem exercer o seu cargo no trabalho, assim como está impedido de ser realocado. Contudo, para solicitar a aposentadoria por invalidez é necessário ser avaliado em uma consulta no INSS, onde o mesmo definirá a necessidade do afastamento.

Essa mesma consulta pode ser realizada de dois em dois anos, mas para iniciar os processos é importante solicitar o auxílio-doença, já que a aposentadoria apenas será cedida após confirmação de laudo médico.

Aposentadoria para pessoas com deficiência

As pessoas portadoras de deficiência física, independentemente do seu tipo, também são beneficiadas com a aposentadoria. 

O que mudará após a reforma da previdência?

Com base na reforma, os cálculos serão alterados com relação ao tempo de contribuição, invalidez e idade principalmente. No momento, o pedido de mudança ainda não foi aprovado pelo Congresso e, caso ocorra a aprovação definitiva, ainda haverá um tempo de transição.

Contudo, para que entender todas as próximas alterações, incluindo como é calculado o INSS, é importante acompanhar a pauta e ficar por dentro do assunto para conhecer bem todos os seus direitos!

Nosso artigo esclareceu as suas dúvidas? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas e empresas a saber como é calculado o INSS na aposentadoria. Até o próximo post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.