Como conseguir certificado digital? Confira o que observar para a melhor escolha

Certificação digital é uma tecnologia usada para assinar eletronicamente documentos virtuais, fazendo com que essas assinaturas tenham a mesma validade que as físicas. Perante o mundo corporativo modernizado da atualidade, é fundamental que os gestores saibam como conseguir o certificado digital ideal para seu negócio.

Essa é uma ferramenta que torna as informações eletrônicas ilegíveis para terceiros, fazendo com que elas somente possam ser lidas por aqueles com autorização, garantindo mais segurança às atividades online. Interessou-se pela tecnologia? Entenda a seguir os principais pontos de cada certificado e como adquiri-lo!

Quais são os principais pontos de cada certificado?

Primeiro é necessário que você entenda quais são os tipos de certificados digitais existentes. Eles podem ser classificados quanto ao seu formato, os mais comuns são o tipo A1 ou A3. Entenda as diferenças entre eles abaixo.

A1

Trata-se de um software (programa) que pode ser instalado em um ou mais computadores simultaneamente. Sua validade é de até 1 ano, sendo preciso renová-lo após esse prazo.

Essa opção é vantajosa quando uma empresa precisa realizar um grande número de operações com o certificado no mesmo dia, já que várias pessoas podem utilizá-lo simultaneamente.

A3

O A3 é armazenado em dispositivos físicos e móveis, como o token (espécie de pendrive) e smartcard (cartão eletrônico). O dispositivo é inserido no computador e exigem login e senha para serem utilizados. O seu prazo de validade é de 3 anos, mas é possível encontrar alguns de até 5 anos.

Esse certificado somente pode ser usado em um computador por vez, portanto ele é ideal para quem realizará poucas operações diárias.

Quais são os tipos de certificado por utilização?

Além disso, os certificados são classificados de acordo com a sua utilização. Eles variam conforme a sua utilidade pelo usuário e podem ser tanto A1 como A3. São eles:

  • e-CPF: usado por pessoas físicas para assinar contratos, fazer procurações eletrônicas, acessar áreas de site que exigem cerificação digital etc.;
  • e-CNPJ: utilizado por empresas para assinar documentos digitais, fazer procurações, emitir documentos fiscais, acessar o portal da Receita Federal, a Conectividade Social, o SISCOMEX, entre outros serviços do governo para pessoas jurídicas;
  • NFe: pode ser atribuído ao colaborador para emitir notas fiscais eletrônicas.

Como conseguir certificado digital na prática?

Agora que você sabe como escolher o certificado digital ideal para o seu negócio, resta saber o que é necessário para adquiri-lo. Veja como consegui-lo abaixo.

Escolha o fornecedor

Existem diferentes Autoridades Certificadoras (AC) que comercializam os certificados digitais, mas não são todas que podem satisfazer suas necessidades. Para escolher o fornecedor ideal para seu negócio, é preciso que ele:

  • seja credenciada pela ICP-Brasil (entidade brasileira que trata sobre o assunto);
  • preste um bom atendimento;
  • forneça suporte completo, como a instalação e instruções de uso do certificado;
  • tenha um ambiente para testar o certificado.

Reúna os documentos

As exigências variam conforme a AC contratada, mas geralmente são exigidos os seguintes documentos de empresas:

  • ato constitutivo, estatuto ou contrato social;
  • ata de eleição dos administradores, se houver;
  • registro comercial, se houver;
  • cartão do CNPJ impresso do site da Receita Federal e atualizado;
  • cadastro do INSS;
  • documentos pessoais dos representantes legais (CNH, CPF, RG, comprovante de residência).

Faça a validação presencial

Agende o dia e horário para comparecimento na Autoridade de Registro (AR) informada pela a AC escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação.

Nesse momento também será feito o cadastramento biométrico — inclui identificação do rosto e das digitais —, os dados coletados são mantidos em sigilo pela ICP-Brasil. Ressalta-se que não são aceitas procurações (sejam públicas ou privadas), conforme norma do ICP-Brasil.

Após saber quais são os tipos e como conseguir certificado digital, você conseguirá fazer a escolha do certificado ideal para negócio e aproveitar de suas utilidades, como assinar contratos de forma mais ágil e segura, emitir documentos fiscais, acessar ambientes online com segurança, entre outros.

Gostou deste post? Compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais, já que ele poderá ser útil para seus colegas e amigos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.