Aprenda agora como reduzir custos com a folha de pagamento

Pagar o salário aos funcionários é importante, mas saber como reduzir custos com a folha de pagamento também é indispensável para uma empresa. Redução de gastos é sinônimo de lucratividade, por isso minimizar as despesas se tornou tão importante quanto investir em melhorias no negócio.

Sua empresa ainda não consegue reduzir esses custos? Nós temos a solução para isso! Confira as nossas dicas e descubra métodos infalíveis para equilibrar suas finanças!

Como reduzir custos com folha de pagamento?

Considerado um dos maiores gastos de uma empresa, a folha de pagamento pode comprometer o orçamento de qualquer gestor. E, ainda que seja um documento de extrema importância para informar questões salariais, reduzir os encargos é a melhor alternativa para manter o faturamento equilibrado sem precisar demitir colaboradores para eliminar custos.

Veja a seguir dicas importantes para alcançar esse objetivo.

Otimize o gerenciamento dos custos

Pensar de forma estratégica é uma excelente opção para melhorar o gerenciamento de custos. Por isso, contar com o apoio do departamento de RH nesse momento é obrigatório e determinante para colocar em prática ações que reduzam as despesas.

Por outro lado, isso não significa demitir colaboradores, a menos que não estejam oferecendo o seu melhor desempenho, mas encontrar recursos e ferramentas que proporcionem maior economia.

Elimine horas extras

As horas extras podem se tornar um grande pesadelo para uma empresa. Além de afetar a qualidade de vida dos colaboradores, essa prática aumenta as despesas com energia elétrica e água, assim como os custos com a folha de pagamento.

Para reverter a situação, é necessário rever as funções e produtividade dos trabalhadores, estipular um limite ou, até mesmo, inserir banco de horas para controlar o tempo adicional no trabalho.

Reduza o absenteísmo

As faltas sem justificativa ainda são agravantes para qualquer empresa, considerando todo o prejuízo financeiro que elas trazem.

Como solução, é essencial manter os colaboradores motivados por meio de uma política rígida com relação às faltas cometidas sem necessidade, além de implementar ações que aumentem o bem-estar por meio de exercícios físicos, por exemplo, evitando problemas no futuro com saúde.

Melhore a jornada de trabalho

Um colaborador que consegue desempenhar suas funções no horário do expediente é motivo de exemplo, não é mesmo? Mas nem todos são assim. Para uma empresa, otimizar a jornada é indispensável para reduzir todos os custos, incluindo as horas extras, que podem sair do controle facilmente.

Com isso, delegar as tarefas, monitorar a produtividade e aumentar a comunicação são hábitos que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores.

Terceirize a mão de obra

terceirização pode ser uma boa saída para empresas que precisam reduzir os encargos trabalhistas da folha. Para isso, vale a pena analisar quais departamentos podem ser terceirizados sem afetar a qualidade e produção dos serviços oferecidos.

Outro benefício está relacionado à dedução de gastos de PIS e Cofins para empresas que possuem o regime de Lucro Real.

Por que ter um contador é indispensável?

Em meio a tantos processos que merecem atenção, saber como reduzir custos com a folha de pagamento é, sem dúvidas, um dos mais importantes.

Contudo, sem a ajuda de um contador o desafio pode ser ainda maior, levando em conta os possíveis erros que podem gerar grandes prejuízos financeiros, como apuração do balanço financeiro, regime tributário, entre outros.

Profissionais especializados são um investimento necessário, então contar com a ajuda de um contador é a melhor maneira de reduzir custos adicionais.

Agora que sua empresa está preparada para reduzir custos com a folha de pagamento, o faturamento não estará mais comprometido! Gostou de ler o nosso post? Ficou com alguma dúvida ou tem dicas para compartilhar? Deixe o seu comentário!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.