Afinal, o que é KPI e por que é importante para seu negócio?

Como tomar decisões mais acertadas para o negócio? Esse problema certamente está na cabeça da maioria dos gestores. Se essa também é sua pergunta, primeiro, você precisa saber o que é KPI.

Neste texto, vamos compartilhar toda a estratégia que está por trás dessa pequena sigla. Assim, você vai entender a importância de implementar KPIs na administração da sua empresa. Continue a leitura e confira!

Entendendo o que é KPI

A sigla KPI se refere a Key Performance Indicator — em português, Indicador-Chave de Performance. Esses indicadores servem como ferramenta de acompanhamento de todas as ações promovidas por uma gestão.

A base para trabalhar com os índices são os dados, numéricos ou percentuais, que são recolhidos e organizados durante um período na empresa.

Essas métricas, ao serem analisadas, permitem que o gestor tenha uma visão ampla em relação aos resultados das iniciativas propostas. A partir disso, ele pode elaborar novas estratégias para corrigir possíveis falhas e alcançar um desempenho ainda melhor.

Usando indicadores de forma eficiente

Não basta apenas entender o que é KPI. É preciso compreender o todo do seu potencial e saber usar esses indicadores de maneira eficiente. É isso que vamos mostrar abaixo.

Defina o objetivo

Antes de definir indicadores é preciso, primeiro, saber o que a gestão quer enxergar a partir deles. Um bom caminho a ser adotado é usar o planejamento semestral ou anual para transformar os objetivos em KPIs. Lembre-se de que eles precisam ser tangíveis, relevantes e claros.

Escolha os melhores KPIs

Existe um verdadeiro universo quando o assunto são indicadores de performance. Mas nem todos eles serão adequados para a necessidade da sua gestão. Por isso, é preciso adotar KPIs que possam trazer informações de valor real para a tomada de decisões. Do contrário, eles se tornam apenas métricas de vaidade.

Tenha periodicidade

Definir indicadores de performance e abandoná-los é inútil para sua gestão: é preciso monitorá-los. Definir KPIs que possam ser acompanhados de perto, em períodos não muito longos, é o ideal. Principalmente, em contextos em que decisões precisam ser tomadas de maneira rápida, com menores chances de erro.

Além disso, é importante fazer análises regulares, de modo que seja possível comparar períodos por igual, entendendo possíveis tendências e mudanças entre eles.

Determine novas metas

Mais do que conseguir analisar as informações de forma clara por meio dos indicadores, é importante usar esses dados para definir novas metas para o seu negócio.

A cada período, com base nos KPIs, sua gestão pode pensar em iniciativas estratégicas para alcançar as novas metas propostas. Com isso, lacunas de produtividade são preenchidas e os resultados melhoram gradativamente.

Implementando os melhores KPIs

Quer saber o que é um KPI relevante para o seu negócio? Considere as nossas dicas e veja se as principais KPIs da gestão se adequam ao seu cenário empresarial. Entre elas, estão:

  • ROI: calcula o retorno por investimento feito;
  • lucratividade: mensura o percentual de lucro sobre as vendas totais;
  • NPS: calcula o Net Promoter Score, o índice de satisfação da clientela;
  • produtividade: analisa a capacidade produtiva entre colaboradores.

Esperamos que este conteúdo sobre o que é KPI tenha mostrado a importância e a versatilidade dessa ferramenta de gestão para sua empresa. Conseguir escolher e implementar os indicadores certos, com certeza, viabiliza a realização de ações que tragam melhorias concretas para o negócio.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe com seus colegas nas redes sociais! Afinal, ele pode ajudar o desenvolvimento de outros empreendedores.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.