5 práticas para pagar menos impostos na sua empresa

Devido à alta carga tributária e às diversas obrigações, como o pagamento de taxas, tributos, contribuições, entre outros, as empresas acabam reduzindo seus lucros e perdendo a competitividade no mercado. Por isso, uma ótima maneira para se livrar desse problema é buscar alternativas para pagar menos impostos.

Contudo, é muito importante que as medidas adotadas estejam de acordo com a legalidade, principalmente pelo fato da fiscalização estar cada vez mais modernizada e efetiva. Por este motivo, pesquise, avalie as informações fiscais e tributárias da empresa e entenda a legislação vigente para implementar as melhores técnicas.

Pensando nisso, elaboramos este texto que vai te ajudar a aprimorar a gestão tributária e reduzir os gastos do seu negócio. Confira!

1. Escolha o regime tributário adequado

Escolher o regime tributário que mais se adequa à empresa é primordial para manter a saúde financeira e reduzir o pagamento de impostos. Muitas instituições acabam pagando mais do que realmente deveriam por não optar pelo regime ideal.

Você pode optar por três modalidades: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Porém, essa é uma escolha que deve ser feita com atenção e com muito estudo a respeito da área de atuação do seu negócio, lucratividade etc.

Após essa análise, fica mais fácil decidir pelo regime mais apropriado e vantajoso para o negócio.

2. Reestruture a empresa

Uma alternativa mais complexa é pensar na reorganização da empresa. É possível pagar menos impostos ao dividir a organização em uma fração de outras empresas. Dessa forma, cada nova unidade será responsável por uma atividade do processo produtivo.

Isso possibilita o enquadramento em regimes tributários mais benéficos para cada uma delas, gerando maior economia em relação aos impostos e lucros em outras etapas.

3. Disponha dos benefícios fiscais

Você pode averiguar se existem benefícios fiscais definidos para o tipo de atividade que sua empresa executa. Existem casos em que alguns estados cobram alíquotas mais baixas do que o normal para certos tipos de operações desenvolvidas pela entidade, como compra e venda de produtos e prestações de serviços distintos.

Uma opção disponível para diminuir o pagamento de tributos são as operações com substituição tributária do ICMS.

4. Opte por fornecedores de dentro do estado

Como os estados são os responsáveis pelo ICMS, eles estabelecem suas alíquotas internas. Com isso, quando uma compra é realizada de uma empresa com sede fora do seu estado, você deve fazer o pagamento da diferença de alíquota sobre o valor da nota fiscal.

É quase impossível não comprar de outros estados, pois o melhor fornecedor ou produto pode estar longe. Contudo, tente obter o maior número possível de mercadorias de dentro do estado. Dessa forma, você consegue economizar no pagamento dessa diferença percentual.

5. Conte com o auxílio de um contador

Ter dúvidas sobre os procedimentos tributários e como empregar os melhores métodos para pagar menos impostos é muito normal. Por isso, é essencial contar com a ajuda de um profissional contábil.

Você pode buscar o auxílio de uma empresa especializada em contabilidade. Esse tipo de ajuda vai te orientar e apontar as melhores decisões a serem tomadas para economizar no recolhimento dos impostos e cumprimentos das obrigações sem praticar qualquer tipo de irregularidade.

Ter um bom gerenciamento tributário é fundamental para a instituição pagar menos impostos e mantê-la rentável e competitiva. Por este motivo, empregue agora mesmo essas dicas e não deixe passar nenhuma chance de economizar. Assim, sobrará mais dinheiro para melhores investimentos, aumentando a probabilidade de se tornar um destaque entre os concorrentes.

Quer saber se sua empresa está pagando os impostos corretamente? Podemos ajudar nessa avaliação. Para isso, basta entrar em contato com a gente!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.