4 boas práticas para a terceirização da folha de pagamento!

Gerenciar a folha de pagamento é uma prática que exige, além de conhecimento, muito tempo e dedicação para que não ocorram falhas nos recolhimentos dos tributos, desatualização sobre a legislação etc.

Para ajudar em todo esse processo, é possível terceirizar a folha de pagamento, uma forma de reduzir os custos, manter o foco nas atividades principais e tornar a gestão do negócio mais efetiva e centrada no que realmente é importante.

Adotar a terceirização da folha de pagamento é uma excelente alternativa. Por isso, elaboramos este texto para que você entenda como usar esse serviço e qual a importância para o empreendimento. Continue a leitura!

Funcionamento da terceirização da folha de pagamento

Se você é antenado no mundo digital e gosta de estar por dentro dos termos de topo do universo corporativo, já deve ter visto o chamado outsourcing, uma tradução para terceirização.

Ao aderir à terceirização, a empresa passa a direcionar o foco ao seu core business, principalmente em relação à folha de pagamento, uma atividade trabalhosa e onerosa.

A terceirização da folha de pagamento é uma prática cada vez mais comum dentro das organizações, simplificando a rotina do departamento pessoal, que envolve complexas e demoradas tarefas — incluindo cálculos trabalhistas, atualizações de legislação — enfim, assegura uma gestão mais eficiente e correta.

Benefícios de terceirizar a folha

Até pouco tempo, as folhas de pagamento eram processadas e controladas manualmente, por meio de planilhas de Excel ou formulários de papel. Esse procedimento, além de demandar muito tempo, estava muito suscetível a erros no seu processo de elaboração.

Ao terceirizar a folha de pagamento, é possível contar com uma série de benefícios. Veja alguns deles!

Redução de custos

Ao terceirizar a folha de pagamento, o custo pode ser relativamente mais baixo. Isso porque na elaboração interna desse procedimento, a empresa tem que contratar funcionários e equipamento, o que acaba encarecendo a operação.

Com a terceirização, isso não é necessário: a empresa contratada conta com profissionais especializados para realizar todo tipo de operação, oferecendo mais segurança na gestão da folha de pagamento.

Ganho de produtividade

Não há dúvidas: terceirizar a folha de pagamento aumenta a produtividade e o desempenho de toda a equipe.

Isso porque funções burocráticas, que antes demandavam mais tempo, passam a ser realizadas por pessoas ou por uma empresa terceirizada, contribuindo para uma melhor formulação de políticas estratégicas e o gerenciamento de mudança.

Suporte especializado

Quando se opta pela terceirização, é possível contar com uma equipe altamente qualificada para a realização dos processos de elaboração da folha de pagamento.

Isso significa pessoas capacitadas atuando no controle dos registros e remunerações, diminuindo consideravelmente os erros e falhas que poderiam ocorrer nesses documentos.

Práticas para uma gestão eficiente

1. Invista em tecnologia

O investimento em tecnologia é fundamental. Sistemas modulares e que atendem às mais diversas necessidades da empresa possibilitam integrar setores entre si e a manter em uma única base de dados todas as informações.

2. Mapeie adicionais e variáveis

O processo de gestão da folha de pagamento exige um bom mapeamento de todos os processos da organização, de modo a conhecer as tarefas e procedimentos realizados e, assim, ter mais controle das obrigações fiscais da empresa, bem como uma visão real do que está acontecendo.

3. Faça uma reserva de contingência

A reserva de contingência é uma forma eficaz e segura de garantir que, em casos de problemas de fluxo de caixa, a empresa consiga manter o pagamento da folha por um determinado período, até uma possível recuperação das suas finanças. Uma importante estratégia para evitar atrasos na quitação de salários e ações judiciais.

4. Conte com uma empresa especializada

Contar com o auxílio de uma empresa especializada é uma excelente opção para terceirizar a folha de pagamento, de modo a contar com profissionais altamente qualificados para a realização de todos os processos dessa operação.

Ao contrário do que muitos empreendedores acreditam, terceirizar a folha de pagamento passa a ser uma prática cada vez mais comum e uma importante ferramenta estratégica e competitiva. Com ela, é possível reduzir custos e obter ganhos na produtividade da equipe.

Gostou deste conteúdo e quer ficar sempre por dentro do assunto? Então assine a nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente no seu e-mail!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.